quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Brasil (AINDA NÃO) perdeu a Copa do Mundo!



Eu gostaria que futebol fosse visto apenas como futebol. Por que? 

Não sei, as pessoas tratam certas coisas com tanta ferocidade, colocam tanto o coração quanto sua ideologia em coisas que não deveriam ser tratadas dessa forma, ou pelo menos não poderiam. Eu gostaria que uma piada fosse somente entendida como uma piada. As pessoas, em especial o brasileiro, tem uma séria dificuldade de diferenciar as coisas, violência não justifica de forma alguma um mal resultado, ou uma má interpretação!

Bom, a seleção brasileira de futebol perdeu de forma completamente inesperada e não avança na tão sonhada COPA DAS COPAS, mas não, o Brasil não perdeu (ainda), e é com um parênteses enorme que eu digo isso. Me entristece ver a forma como as pessoas estão reagindo ao resultado de um simples jogo de bola, eu sei que existem muitos sentimentos, esforços e empreendimentos envolvidos em tudo aquilo ali, mas vamos ser honestos, futebol não passa de um jogo de bola. Não cabe ao brasileiro transformar a imagem de toda uma nação por conta de um resultado ruim, falo de pessoas indignadas com o jogo de bola, que colocaram fogo em ônibus e arrebentaram o ouvido de um torcedor alemão no estádio, além de todas as manifestações de ódio que estamos acostumados a ver e que certamente estão vindo por aí. Nada justifica descontar suas decepções em pessoas que estão ali justamente pelo mesmo espetáculo que você, o alemão não tem a culpa da sua ignorância. O Brasil só perde quando as pessoas não sabem lidar com situações desfavoráveis. 

Eu sei, futebol é religião por aqui.

É difícil lidar com uma derrota desse peso, grande parte da falta de autoconfiança do brasileiro vem de uma derrota em terras tupiniquins. Em 1950 nasce o tão falado complexo de vira-lata, juntamente com a vitória do Uruguai sobre o Brasil dentro do Maracanã em uma final de copa do mundo. Bom, eu particularmente acho esse papo de vira-lata babaca e irreal, os vira-latas que eu conheço são cachorros incrivelmente espertos e inteligentes, capazes sempre de se virar em péssimas situações de abandono, diga-se de passagem. Eu não imagino de forma alguma que essa derrota de hoje seja tão significativa nesse aspecto. Eu espero que não.

O que eu não quero, é ter de ligar o computador amanhã e ler que brasileiros provocaram e causaram algum tipo de agressão contra a honrável seleção e o povo alemão, sim HONRÁVEL, Alemanha mais do que um time de futebol mostrou ser um povo educado e pacífico, é incrível ver o envolvimento dos jogadores com as pessoas em todos os lugares que passaram, além de terem sido extremamente superiores em todos os quesitos dentro de campo. Minha torcida fica para que os jogadores dessa seleção alcancem seu objetivo em nossas terras e que levem o caneco pra casa, mostrando que é possível destruir barreiras e preconceitos a partir do esporte, sim, esta postura vem de uma Alemanha, esfregando na cara de qualquer um que o passado se foi a muito tempo, e as manchas desse mesmo não devem ser esquecidas mas podem ser fonte de mudanças profundas. Se um país nos ensina através do futebol, do esporte, que mudanças são sim possíveis, nós temos a obrigação de mostrar que perder não é o fim do mundo, ou pelo menos ter a humildade de aceitar e entender a mensagem. Temos é que aprender com um país que se reconstruiu em 25 anos. Com trabalho e organização, isso refletiu em tudo, no futebol não seria diferente.

Em derrotas aprendemos mais sobre nós mesmos do que em vitórias, quando se ganha não se enxerga seus próprios erros e problemas, pelo menos não de forma tão profunda.

Hoje é sim um dia triste, não é demérito e nenhum crime se sentir triste pela derrota da seleção, como também não te faz uma pessoa ruim, ter empatia pelos jogadores, pelo esforço dos caras, não faz de mim um monstro e não me proíbe nem impede de sentir empatia pelas vítimas de um desabamento, são coisas diferentes. O que eu sinto agora é um profundo amargor, não pelo placar, esse me ensinou uma incrível lição descrita no parágrafo anterior, mas sinto uma tristeza profunda pelos jogadores, pelas pessoas que tanto se esforçaram e que agora vão ter que carregar e lidar com todo o fardo da derrota, e essa meu amigo é um fardo pesado pra caramba. Sinto também pelas pessoas que se entristecem com o ocorrido e com toda alegria calada no momento, toda vontade de um povo em festejar-se o campeão, por mais que fosse em algo banal como o futebol.

Eu escrevi aqui, cerca de um ano atrás, que as pessoas não deveriam vir a Copa do Mundo, hoje eu acho que todo o mundo deveria estar presente nesse espetáculo. O brasileiro se mostrou ao planeta todo, um povo que apesar de seus problemas consegue emocionar e fazer de um jogo de bola uma sensação única na vida. O brasileiro conseguiu nesses vinte e poucos dias de copa, provar que é honesto e capaz de promover um evento e levar um sorriso pra todo o canto.
Espero que essa imagem não mude, não gostaria de trocar a alegria de assistir ao jogo no sofá com minha família, pela tristeza de ver as pessoas se matando em função de um simples, jogo de bola.

Bom, pelo menos agora todo mundo sabe o que eu senti quando o Santos tomou 4x0 pro Barcelona na final do Mundial de Clubes em 2011.





 Eu tava rodando a interwebs aqui e me veio esse vídeo, acho que essa é a imagem mais marcante de toda essa copa pra mim, esse senhor ali agarrado na taça, em meio a tanta gente, essa imagem realmente mexeu comigo. Talvez ele nunca mais veja outra copa dentro do próprio país, talvez ele não volte a ver o Brasil campeão e a tristeza no olhar dele, sei la, me fez pensar bastante.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comente essa postagem:

Copyright © O Xitão | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes