segunda-feira, 7 de julho de 2014

Transformando coincidências em sinais, O Alquimista!



Eu diria que é muito clichê começar um texto sobre Paulo Coelho, falando de sinais, mas como falar do Mago, sem revelar os passos que a vida faz pra te levar até você mesmo. 

Começando, posso dizer que o primeiro sinal que agora entendo como a vida me levou até um momento de reviravolta, foi uma recente promoção do Submarino, onde haviam livros a preços muito acessíveis e obras fantásticas em liquidação, não me contive, apesar de estar dividido entre comprar aqueles livros todos e guardar aquele dinheiro, que seria necessário e faria uma falta relativa para minha vida, em contrapartida uma forte vontade de ter aquelas  histórias junto a mim foi maior do que as preocupações financeiras. 

Outro interessante sinal que agora percebo, talvez seja o fato de eu ter dado uma guinada total na minha perspectiva de vida um dia antes de receber O Alquimista em mãos, e até mesmo escrito sobre isso aqui.

O Alquimista é um livro fantástico, como diz a descrição, é um dos poucos livros capazes de transformar o ponto de vista e mudar a vida dos leitores. A leitura me prendeu de forma inesperada, em um dia cheguei a ler 70% da jornada do jovem Santiago em busca do seu tesouro, seus ensinamentos e a mudança em sua própria forma de ver o mundo. No princípio, o livro chegou a ser um pouco incômodo, já que eu não acredito em Deus e ele é citado várias vezes na obra, na verdade agora eu posso interpretar que o Deus descrito por Paulo no livro, não é necessariamente o Deus cristão, ou qualquer outra divindade que rege o mundo aos olhos de qualquer religião, na verdade esse ser citado, essa força, pode ser simplesmente interpretada como o acaso, como a energia da vida, ou a natureza em si, a força de vontade puramente dita, e não um ser místico, pelo menos eu prefiro entender dessa forma, o que é algo bem interessante, o livro foi capaz de me dar uma margem para acreditar e entender de uma forma que a essência e a força das palavras continuam ali presentes (na real o livro mudou um pouco minha percepção para essa divindade, mas isso é um assunto que ainda procuro acertar comigo mesmo).

Bom, em momento algum eu pretendo resenhar o livro aqui, eu acho que é totalmente desnecessário e seria até maldoso deixar que a experiência do que está escrito lá, fuja do leitor que já leu sobre isso em outro lugar. O Alquimista é um livro sobre a vida, sobre objetivos e sobre quem você realmente é. O Alquimista é uma das  obras mais bonitas e relevantes que eu já me deparei, o jeito de tratar as coisas, as coincidências, a busca pelo que você realmente deseja. A alma do mundo presente em todas as coisas. Eu confesso que me deparei com muitas coisas que eu mesmo já vivenciei. O livro te mostra de forma inteligente e sensível, o que qualquer um deveria ter como filosofia, viver os seus próprios objetivos, ir atrás daquilo que te faz feliz, que te faz você, correr atrás da sua lenda pessoal. Paulo Coelho nos mostra em menos de 200 páginas que quando você se dispõe a viver sua vida, a viver os seus sonhos, estes mesmos sonhos se dispõe a viver você, cada um tem sua própria lenda, cada coisa existente no mundo é parte de um grandioso organismo e cada qual com sua própria lenda pessoal, desde um grão de areia em um enorme deserto, até gigantescos elefantes nas savanas africanas. 

Sinceramente eu não consigo descrever mais o que a literatura de Paulo Coelho representa hoje para mim, eu sei dizer que, ele pode estar errado, mas os sinais estão sempre aí, mesmo que não da forma que descreve ou da forma que você deseja, mas eles estão por toda parte, basta que você queira e proponha-se a enxergar estes sinais e mergulhar na alma das coisas. O Alquimista é um livro indispensável pra qualquer pessoa, pode não mudar a sua vida, mas o livro cumpre a sua própria lenda pessoal.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comente essa postagem:

Copyright © O Xitão | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes